quinta-feira, 14 de maio de 2015

FRANCISCO DE ASSIS MACEDO

FRANCISCO DE ASSIS MACEDO, o CHICO MACEDO, em 1950, já militava nas redações dos jornais de Natal quando foi convidado para integrar a equipe chefiada por WALDEMAR ARAÚJO, juntamente com UBIRAJARA MACEDO no desafio de vencer as barreiras políticas e ideológicas que dificultavam, à época, o acesso dos jornalistas aos fatos.
    Foi uma experiência fundamental na sua carreira de jovem aspirante a um lugar ao sol na imprensa norte-riograndense. Coletando informações, redigindo notícias, corrigindo provas, registrando fato, o repórter MACEDO foi definindo um estilo não apenas de escrever, mas de examinar a realidade, esquadrinhando-a nos detalhes, nas minúcias e nuanças que distinguem o verdadeiro jornalista como um incansável buscador de coisas, selecionador dos fatos reais e relevantes.
  A profissiolização viria em 1957, ao concluir o emblemático 1º Curso de Jornalismo do Rio Grande do Norte, concebido por a ALUÍZIO ALVES, a fim de atender a  demanda crescente da TRIBUNA DO NORTE por mão de obra qualifiacada na área jornalistica. A Direção do curso ficou com o jornalista CARLOS LACERDA
   Conhecido pelo temperamente afável e respeitoso com todos que trabalhassem à sua volta, mas principalmente pelo operosidade e conhecimento de todos os setores de um jornal, FRANCISCO MACEDO foi repórter, editorialista e secretário de redação (EDITOR GERAL) da Tribuna do Norte na sua primeira década de circulação, dando uma contribuição fundamental com seu trabalho e competência para consolidar a TN como porta voz dos interesses maiores da sociedade norte-rio-grandense.
   Emprestou seus serviços a outros noticiosos potiguares, como DIÁRIO DE NATAL, o JORNAL DO COMMERCIO e encerrou sua carreira como secretário de redação do jornal A REPÚBLICA.

   Em 1968 diplomou-se no Curso jornalismo ELOY DE SOUZA, o que lhe abriu as portas do Departamento de Comunicação da UFRN, onde ministrou para os alunos de jornalismo seus amplos conhecimentos dessa matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É 47º BLOGS DO STPM JOTA MARIA, GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO RIO GRANDE